Práticas de ESG que todo condomínio empresarial pode aplicar
Diversas práticas de ESG podem ser facilmente implementadas no cotidiano de um condomínio empresarial e isso pode trazer benefícios muito além da preservação do meio ambiente, podendo inclusive impactar positivamente na receita do estabelecimento e na eficiência dos seus respectivos sistemas.
E para que você compreenda melhor este conceito e, claro, como aplicar essas boas práticas, nós preparamos o seguinte artigo com dicas e informações fundamentais sobre o tema.
Quer conferir e se inspirar? Então, boa leitura!
O que é ESG e como pode ser implementado na gestão de condomínios empresariais?
A sigla ESG se refere a Environmental, Social, and Governance (Ambiental, Social e Governança), e na sua essência, pode ser definido como um conjunto de práticas que avalia a sustentabilidade e o impacto social de uma empresa ou organização, além de sua governança corporativa.
Basicamente, dentro da gestão de um condomínio, esses três pilares podem funcionar da seguinte forma:
Ambiental (Environmental): Refere-se a como um condomínio gerencia seu impacto no meio ambiente. Isso inclui, por exemplo, práticas de gestão de resíduos, eficiência energética, uso de recursos naturais, e políticas para a redução de emissões de carbono.
Social (Social): Envolve as relações e o impacto que o condomínio tem com seus moradores e a comunidade ao redor, bem como a segurança, bem-estar, acessibilidade e inclusão.
Governança (Governance): Por fim, refere-se à maneira como o condomínio é administrado, incluindo a transparência nas decisões, a responsabilidade fiscal e a ética na gestão.
Qual a importância das práticas de ESG para condomínios?
A incorporação de práticas ESG na gestão de condomínios é importante por várias razões, como bem destacamos nos pontos seguir:
- Valorização do imóvel
- Redução de custos
- Melhoria na qualidade de vida e experiência dos usuários
- Atração de investidores, novos clientes e inquilinos
- Maior eficiência operacional de determinados sistemas
- Possibilidade de aumento da receita condominial
- Conformidade com regulamentações
- Conquistas de certificações de qualidade
Quais práticas de ESG podem ser aplicadas em um condomínio?
Uso de sensores de presença para otimização da iluminação
Uma das estratégias mais eficazes para otimizar o consumo de energia em edifícios hoje é a implementação de sistemas de iluminação inteligente. Na prática, esses sistemas utilizam sensores de presença para ativar ou desativar as luzes automaticamente, garantindo que a iluminação só seja utilizada quando necessário.
Ou seja, mais economia de energia elétrica, redução de custos na conta no final do mês e otimização operacional dos ambientes.
Uso de Lâmpadas LED
A simples substituição de lâmpadas tradicionais por lâmpadas LED é outra prática associada ao ESG para reduzir o consumo de energia.
As lâmpadas LED são significativamente mais eficientes do que as lâmpadas incandescentes ou fluorescentes, consumindo até 80% menos energia para produzir a mesma quantidade de luz.
Além da eficiência energética, as lâmpadas LED têm uma vida útil muito mais longa, o que reduz a necessidade de manutenção e substituição frequente.
Adoção de fontes renováveis
A integração de energias renováveis na matriz energética de uma empresa é uma medida estratégica que vai além da simples redução de custos; ela também contribui para a sustentabilidade ambiental.
E quando tratamos deste assunto, quase sempre o que nos vem em mente em primeiro lugar é a instalação de paineis solares. De fato, essa é uma solução importante, mas na prática ainda pode ser inviável para muitos condomínios.
No entanto, em paralelo a isso, já existem outras soluções mais acessíveis e eficientes, que vão muito além da geração de energia elétrica sem gastos. E isso vai desde luminárias fotovoltaicas (já acopladas a uma placa solar), até o uso de biodigestores (transformam o lixo orgânico em gás) ou bombas de calor (para aquecimento de águas).
Eficiência em sistemas HVAC
Os sistemas de aquecimento, ventilação e ar condicionado (HVAC) são responsáveis por uma parcela significativa do consumo de energia em qualquer condomínio empresarial.
No entanto, a eficiência desses sistemas pode ser melhorada por meio de uma série de medidas, como a manutenção regular, a substituição de componentes antigos por versões mais eficientes, e o uso de tecnologias avançadas, como variadores de frequência, que ajustam a velocidade dos motores dos ventiladores e bombas de acordo com a demanda real.
Araujo Abreu: uma parceira estratégica para implementação de prática de ESG
A Araujo Abreu é uma empresa que se destaca por sua expertise em gestão de facilities e serviços de engenharia de instalações, oferecendo soluções personalizadas que atendem às necessidades específicas de cada cliente e com um compromisso com a sustentabilidade.
Quer conhecer mais e conferir de perto soluções personalizadas que vão permitir reduzir custos, melhorar a performance de sua gestão e proporcionar melhor experiências aos seus usuários com o que há de mais moderno e completo a nível de serviços?
Então, acesse nosso site e agende uma apresentação com nossos especialistas!