O papel da gestão de facilities na adaptação aos novos modelos de trabalho
Gestão de Facilities

O papel da gestão de facilities na adaptação aos novos modelos de trabalho

Como bem se sabe, a recente pandemia da COVID-19 desencadeou uma verdadeira revolução no mundo do trabalho, levando à adoção massiva de atividades remotas e à implementação de modelos híbridos dentro das empresas. Essa transformação não apenas alterou a dinâmica do dia a dia dos colaboradores, mas também redefiniu o papel fundamental da gestão de facilities. E hoje, nesse cenário pós-pandemia, é perceptível que a tendência do trabalho a distância ou híbrido se manteve como uma nova realidade para muitas organizações, portanto, cabe à gestão de facilities se adaptar a esses novos modelos de trabalho. Explicaremos esse processo com mais detalhes ao longo deste artigo. Boa leitura!

A evolução e o atual papel do Facilities Manager

A seguir, destacamos alguns aspectos indiscutíveis sobre essa transformação da gestão de facilities nas empresas ao longo dos últimos anos e o papel indispensável dos gestores neste cenário atual.

1. Suporte à implementação de políticas de trabalho remoto

O Facilities Manager deve agora colaborar estreitamente com áreas como Recursos Humanos e Tecnologia da Informação para desenvolver e implementar políticas de trabalho remoto que atendam às necessidades dos colaboradores e da organização.

2. Gestão de instalações

Com colaboradores trabalhando de casa ou outras instalações remotas, os Facilities Managers devem rever as necessidades das instalações internas, as adaptando à atual realidade de uso. Por exemplo, salas e escritórios que antes eram utilizados diariamente por toda a equipe, talvez hoje não precisem das mesmas instalações, tendo em vista os novos modelos de trabalho híbridos ou remotos.

3. Garantia da segurança e saúde dos colaboradores

Os Facilities Managers são também responsáveis por assegurar que as instalações atendam aos requisitos de segurança e saúde em qualquer que seja o ambiente de trabalho.

5. Implementação de tecnologias inovadoras

Facilities Managers devem manter-se atualizados com as últimas tecnologias para facilitar a gestão eficiente das instalações e garantir o acesso adequado às ferramentas necessárias para a colaboração, mesmo remotamente.

6. Sustentabilidade

Promoção da sustentabilidade e eficiência energética nos espaços de trabalho, especialmente naqueles que precisaram ser adaptados e revisados.

7. Gestão de fornecedores e contratos

Administração eficiente de contratos de serviços e fornecedores para atender às novas necessidades dos colaboradores no ambiente de trabalho remoto.

8. Comunicação e engajamento

Manutenção de comunicação clara e aberta com colaboradores e parceiros, garantindo a compreensão e aderência às políticas e procedimentos.

9. Análise e otimização de dados

Coleta e análise de dados para otimizar a eficiência e satisfação dos colaboradores, fundamentais para a adaptação contínua.

10. Aprendizado e desenvolvimento contínuo

Atualização constante sobre as últimas tendências e inovações no gerenciamento de instalações para identificar oportunidades de melhoria.

A adaptação necessária da gestão de facilities em relação ao trabalho remoto

Além de conhecermos o papel do gestor de facilities nas empresas no pós-pandemia, vale destacar também o que foi - e ainda é - preciso em termos de adaptação desse tipo de gestão em relação aos novos modelos de trabalhos remotos. Confira:

1. Gerenciamento remoto de instalações

Hoje, a utilização de tecnologias de monitoramento remoto permite supervisionar sistemas essenciais, como HVAC, segurança e iluminação, garantindo a eficiência operacional, independentemente da localização do gestor.

2. Gerenciamento de equipamentos

Isso proporciona a garantia de que os colaboradores remotos tenham acesso e utilizem corretamente os equipamentos necessários, incluindo laptops, mesas e sistemas de teleconferência. mulher em uma reunião online de seu trabalho remoto

3. Gerenciamento de segurança

Outro aspecto que passou a fazer parte da gestão de facilities em tempos de trabalho remoto se refere à implementação de medidas de segurança física e cibernética para proteger a equipe remota e garantir o acesso seguro a sistemas e informações confidenciais.

4. Gerenciamento de serviços

Coordenação com fornecedores para garantir a disponibilidade de serviços essenciais, como manutenção, suporte técnico, entrega de alimentos e limpeza.

O papel estratégico da Gestão de Facilities na Era do trabalho híbrido

O novo papel do Facilities Manager é essencial para garantir que as instalações físicas e virtuais estejam adaptadas às necessidades da organização e de seus colaboradores. Na prática, essa adaptação se tornou crucial para o aumento da competitividade, a redução de custos, a melhoria da qualidade do trabalho e a produtividade, reafirmando a responsabilidade social da empresa.

Como a Araujo Abreu pode ajudar nesse processo?

A Araujo Abreu é uma empresa com mais de 100 anos de existência no mercado e, mais do que isso, se tornou uma especialista em gestão de facilities moderna e sustentável ao longo dessa jornada, oferecendo soluções personalizadas para auxiliar as organizações na transição para o trabalho remoto e híbrido. Seus serviços abrangem desde a implementação de políticas e adaptação de instalações até o gerenciamento eficiente de tecnologias inovadoras e sustentáveis. Com uma abordagem integrada, a Araujo Abreu contribui para a eficiência operacional, a segurança dos colaboradores e a criação de ambientes adaptados aos desafios contemporâneos, garantindo o sucesso empresarial em um ambiente de trabalho em constante evolução. Enfim, essas são algumas dicas e análises fundamentais sobre o real papel da Gestão de Facilities em tempos de novos modelos de trabalho remotos e híbridos, tornando ainda mais essencial a adaptação e a implementação de novas estratégias e ações do gestor. E se você quer saber mais sobre o tema e conhecer com mais detalhes as soluções oferecidas pela Araujo Abreu nesse sentido, não hesite em conversar com um de nossos especialistas e agende uma apresentação.

Leia também

Faça um orçamento

Entre em contato para saber como os serviços da Araujo Abreu podem solucionar as necessidades da sua empresa.

Saber mais Flecha para direita