Qual a importância da auditoria técnica em empresas?
Gestão de Facilities Categoria

Qual a importância da auditoria técnica em empresas?

Mais do que uma inspeção predial ou operacional, a auditoria técnica em empresas visa garantir a segurança e o bom funcionamento das operações, ambientes e sistemas, analisando de uma maneira geral, se há ou não conformidades, irregularidades ou riscos naquele processo.

Logo, é uma prática muito mais completa, analítica e profunda de avaliar e monitorar as operações e sistemas de uma instalação, podendo inclusive levar em consideração normas, regulamentos e leis para a sua realização.

Pensando nisso, preparamos este artigo que explora a importância dessas auditorias, destacando sua contribuição para o mapeamento de riscos, manutenção da qualidade dos serviços e funcionamento perfeito das instalações.

Boa leitura!

O que é uma auditoria técnica em sistemas nas instalações de um prédio corporativo?

Tanto uma inspeção predial, como uma auditoria técnica nas instalações de um prédio corporativo têm como objetivo fazer uma avaliação pontual dos sistemas gerais presentes no edifício.

A diferença é que, no caso da auditoria, essas análises costumam ser mais profundas e detalhadas, podendo inclusive ser fator essencial dentro de sistemas de qualidade e manutenção dessas empresas.

Em outras palavras, enquanto as inspeções podem ser realizadas frequentemente como forma de manutenção preventiva de diferentes sistemas, as auditorias técnicas são feitas por especialistas (internos ou externos) e visam uma avaliação completa e aprofundada, com base no cumprimento de etapas, procedimentos, normas, regulamentos e até leis.

Por que as auditorias técnicas são essenciais para identificar vulnerabilidades?

As auditorias técnicas fornecem uma análise minuciosa e objetiva dos sistemas, processos e infraestruturas de uma organização para identificar falhas, fraquezas e potenciais riscos que podem comprometer a segurança, a eficiência e a conformidade com normas e regulamentos. 

  • Identificação de falhas de segurança: as auditorias técnicas podem revelar falhas de segurança que podem ser exploradas por invasores para comprometer a integridade do sistema.
  • Avaliação da performance: permitem avaliar a performance dos sistemas em diferentes condições operacionais, identificando possíveis gargalos ou áreas de baixa eficiência.
  • Garantia de conformidade: auxiliam na garantia de conformidade com normas e regulamentos de segurança, tanto internos quanto externos.
  • Prevenção de falhas críticas: permitem a identificação precoce de potenciais falhas críticas nos sistemas, evitando interrupções não planejadas nas operações.

Como realizar uma auditoria técnica nos sistemas de seu edifício?

Realizar uma auditoria técnica nos sistemas de um edifício requer uma abordagem abrangente e cuidadosa, de preferência com especialistas averiguando cada sistema.

E para ajudar nesse processo, algumas etapas essenciais precisam ser levadas em consideração:

Visitas técnicas e mapeamentos de riscos

O primeiro passo para uma auditoria técnica eficaz é mapear os riscos e vulnerabilidades das instalações. Isso envolve uma análise detalhada dos sistemas presentes no edifício, identificando possíveis pontos de falha e áreas de exposição a riscos.

Realizar análises técnicas e definir as reais necessidades

Com base no mapeamento dos riscos, é necessário realizar análises técnicas para avaliar o funcionamento dos sistemas. 

Isso inclui testes de segurança, análises de desempenho e avaliação da integridade dos equipamentos. A partir dessas análises, é possível definir as reais necessidades de melhoria e correção.

Seguir um direcionamento técnico

Em geral, uma auditoria técnica em ambientes corporativos precisa seguir algum tipo de “guia”, como regulamentações, normas de segurança, legislação vigente etc.

Ou seja, a auditoria deve ser orientada a partir desses fatores, que geralmente são descritos e detalhados em políticas internas ou em sistemas de qualidade.

Assim, por exemplo, é possível auditar:

  • uso de equipamentos de segurança;
  • cumprimento de normas;
  • implementação de treinamentos e orientações aos funcionários;
  • especificações técnicas de materiais usados nas instalações;
  • sinalizações.

Definir auditores especializados

Diferentemente das inspeções prediais, uma auditoria técnica precisa ser realizada por auditores capacitados e especializados.

E isso pode ser feito tanto com profissionais internos, como por fiscais públicos ou empresas terceirizadas.

Enfim, as auditorias técnicas são fundamentais não apenas para manter a integridade, a segurança e a eficiência das operações e sistemas de uma organização, como também para garantir a manutenção de sistemas de qualidade, o cumprimento de normas e a conformidade com a legislação.

Desde 1922 a jornada da Araujo Abreu é marcada por inovação contínua, sendo uma das companhias de engenharia de manutenção mais respeitadas do país, com certificações internacionais como ISO 9001, 14001, 41001 e 45001, atendendo os mais altos padrões globais.

A Araujo Abreu possui expertise em infraestrutura em diversas áreas: Civil, Elétrica (alta, média e baixa tensão), Hidráulica, Sanitária, Ar Condicionado e Refrigeração, Mecânica, incêndio, óleo, gás e telefonia.

Converse com um de nossos especialistas!

Leia também

Faça um orçamento

Entre em contato para saber como os serviços da Araujo Abreu podem solucionar as necessidades da sua empresa.

Saber mais Flecha para direita