Programa Ondas da Leitura


Em busca do aperfeiçoamento de suas equipes, a Araujo Abreu adotou o Programa Ondas da Leitura, um programa de treinamento que exige disciplina por parte de todos.

“Sabemos que o brasileiro não tem o hábito de ler. Se alterarmos essa questão dentro da nossa empresa iremos beneficiar os nossos profissionais”, afirma Ronaldo de Carvalho Pinto, Gerente Regional – Araujo Abreu/ SP.

Ele prossegue dizendo que há um déficit de conhecimento entre o que é ensinado nas escolas e o que é necessário na vida profissional

“Fazer com que essa diferença seja minimizada é um dos objetivos do Programa Ondas da Leitura”, enfatiza.

O projeto piloto, lançado em São Paulo, teve na ‘primeira onda’ o livro ‘Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia a Dia’, de Vicente Falconi.

Após sua leitura, um grupo de 10 profissionais expôs aos colegas o conteúdo aprendido gerando debate sobre o tema.

Na sequência, o mesmo grupo leu o livro ‘A Meta’, de Elyahu Goldratt, formando a ‘primeira onda’ deste livro e um segundo grupo de profissionais iniciou a ‘segunda onda’ do primeiro livro.

Um dos profissionais da ‘primeira onda’ deste livro passou a ser o líder tutor da ‘segunda onda’, o que ajudou a desenvolver a capacidade de motivar e integrar o grupo para conquistar a meta de ler o livro e depois debatê-lo.

No início de maio, o primeiro grupo de leitores iniciou a ‘primeira onda’ do terceiro livro – ‘Liderança no Limite’.

O segundo grupo iniciou a ‘segunda onda’ do livro ‘A Meta’ e, um terceiro grupo, a ‘terceira onda’ do livro ‘Gerenciamento da Rotina de Trabalho do Dia a Dia’.

Segundo Marcelo Adami, Coordenador na filial São Paulo, “Em Agosto de 2011, quando nosso Gerente Regional nos apresentou a ‘primeira onda de leitura’, logo pensei: “Meu Deus, mais um trabalho”! Afinal, é difícil sair da zona de conforto e dispor do seu tempo extra para realizar uma leitura em função do trabalho.

Mas, quando comecei a ler percebi que estava aprendendo muito sobre coisas que nunca tinha ouvido falar.

Durante a apresentação, os resultados foram ótimos para todo o grupo.

Recebemos outra tarefa: a ‘primeira onda’ do segundo livro, ‘A Meta’.

Formou-se a ‘segunda onda’ de leitura do primeiro livro com um novo grupo, no qual fui líder, outro grande desafio.

Estamos entrando na ‘terceira onda’ e, cada vez mais, aprendendo a agir com estratégia, qualidade e eficiência.

Recomendo que os colegas procurem os seus gerentes e conversem sobre a possibilidade de se tornarem os próximos surfistas!”, declara.

Assim, foi desenvolvida a capacidade de trabalhar em equipe e de adquirir habilidade para influenciar o grupo, além de prestar apoio para esclarecer algo sobre o conteúdo.

Fazendo balanço do Ondas da Leitura, Ronaldo de Carvalho Pinto diz, “Na filial São Paulo temos cerca de 30 profissionais envolvidos neste processo.

Caso não seja possível iniciar uma ‘quarta onda’ do primeiro livro, o conjunto de livros será enviado para a próxima filial que deverá iniciar o Programa Ondas da Leitura e daí por diante.

Acredito que a partir desta iniciativa teremos lideres melhor preparados e habituados a ler.

O programa prevê a leitura de seis livros por ano e se evoluirmos nesta proporção, em pouco tempo a Araujo Abreu terá integrado o mesmo conhecimento por todos os lideres de todas as filiais e, até mesmo, poderá acelerar o programa com a aquisição de novos exemplares para ampliar o número de surfistas na mesma onda.

E você já se viu surfando neste programa?”, conclui o Gerente Regional/SP.